reporter Rádio Paiquerê AM

sábado, 1 de dezembro de 2012

Kalunga é tema de nova reunião na prefeitura

O prefeito Gerson Araújo (PSDB) anunciou no final da tarde de ontem, que iria pagar R$ 2,5 milhões para a empresa Kalunga promover o transporte dos alunos da zona rural, mas pelo jeito a negociação melou!
O núcleo de comunicação divulgou uma nota que uma nova reunião para resolver o impasse está sendo realizada neste momento no gabinete do prefeito.
O pagamento teria sido questionado pelo Ministério Público. Para resolver a situação, a prefeitura teria convocado um representante do Ministério Público para discutir o assunto.

Vou pixá uma mardição no ocê. Tomara que ocê more na zona rural e precise do transporte escolar!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Prefeitura vai pagar Kalunga

O prefeito Gerson Araújo revelou que vai pagar o aditivo de R$ 2,5 milhões para a transportadora Kalunga.
O repasse deve garantir a retomada do transporte escolar para os cerca de 4 mil alunos da rede rural.
O transporte estava suspenso desde a última terça-feira (27). A empresa cobrava da administração municipal o pagamento referente a reajustes de preços dos serviços que se acumularam ao longo de quatro anos, desde que o contrato foi firmado.

Postos de combustíveis

O vereador Joel Garcia (sem partido) vai comandar uma audiência pública para discutir o projeto de lei que reduz a distância mínima entre postos de combustíveis e equipamentos urbanos.
 
A reunião será no sábado (01), às 9h, no prédio da Câmara.
 
A matéria de autoria de Joel Garciareduz para 52 metros a distância mínima permitida para instalação de postos de combustíveis em relação a túneis, pontes e viadutos; hospitais e postos de saúde; escolas, creches e áreas esportivas e de recreação; áreas militares, fábricas ou depósitos de explosivos e munições; igrejas, cinemas e teatros além de mercados e supermercados entre outros locais de grande concentração de pessoas.
 
Hoje a distância mínima de postos de combustíveis para os empreendimentos listados acima varia de 200 a 300 metros e está prevista no parágrafo 5º do Código de Posturas (Lei n° 11.468/2011). 
 
Na justificativa anexa ao projeto o autor esclarece que a iniciativa para reduzir as distâncias atende esclarecimentos do tenente do Corpo de Bombeiros, René Augusto Bortolassi de Oliveira.
 
O tenente participou de uma sessão do Legislativo e lembrou que atualmente as regras são muito rigorosas no que se refere ao armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis com exigência inclusive tanques subterrâneos e classificou como “risco leve” a proximidade dos postos de combustíveis com empreendimentos das mais diferentes áreas.
 
Os comentários são de que o projeto acaba com uma reserva de mercado existente neste seguimento em Londrina.
 
 

E viva o bosque!

Depois que Barbosa Neto colocou "na chom" a área de lazer do bosque (antigo zerinho) para abrir uma rua, finalmente uma boa notícia envolve esse espaço tão querido pelos londrinenses.
O prefeito (que não visão de muitos não é prefeito) Gerson Araújo (PSDB) lança hoje, o Plano de Manejo do Bosque. Em breve mais detalhes.


Bosque antes de Barbosa Neto

 


Bosque depois de Barbosa Neto

Duplicação da PR -445 é adiada

O governador Beto Richa (PSDB) anunciou durante sua passagem pela cidade que a duplicação do trecho urbano da PR-445 foi adiada.
É isso mesmo, vieram para cá com trator para tirar retrato, colocaram fogo no mato (até rimou) e a obra é suspensa.
De acordo com Richa, a medida foi adotada para que sejam feitos os levantamentos topográficos, mas só agora descobriram a lâmpada!?
Beto Richa pediu para que o DER inicie a duplicação só em janeiro.
Enquanto isso, nas praças de pedágio...

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Valter Iwazaky é o novo secretário do trabalho

Acaba de sair do forno que o novo secretário do Trabalho será o advogado Valter Akira Iwazaky.

Referendo

O vereador Tito Valle (PMDB) declarou que vai reunir assinaturas referendando a administração do prefeito Gerson Araújo (PSDB).
Segundo Valle, o documento serve para mostrar que os vereadores vão apoiar o mandato de Araújo.

E o pedágio, Richa?

O governador Beto Richa concedeu pela segunda vez sem qualquer negativa para as concessionárias um novo aumento para o pedágio nas estradas do Paraná. Segundo o DER, a variação dos reajustes vai ficar entre 3,66% (menor reajuste) e 6,06 (maior reajuste), conforme os índices de recomposição são aplicados individualmente à tabela de cada praça de pedágio, ou seja o aumento médio será de 4,69%.
Os novos valores serão praticados a partir da meia-noite de sábado.
Não sou contra o pedágio, mas onde estão as obras de duplicação das rodovias?

Sotille na Câmara

O ex-secretário do trabalho que agora está desempregado Rodrigo Sotille está na Câmara. Ele promete revelar todos os detalhes de sua demissão pelo prefeito Gerson Araújo (PSDB).
Vamos aguardar!

Vai faltar espaço!

Do jeito que as coisas andam, vai faltar espaço nesta parede!

Rodrigo Sotille deixa a Secretaria de Trabalho

O advogado Rodrigo Sotille foi exonerado ontem, do cargo de secretário municipal do Trabalho.
Os motivos da saída ainda não foram revelados. O prefeito Gerson Araújo decalrou que a demissão está ligada a assuntos internos.
O novo responsável pela secretaria do Trabalho deverá ser anunciado nesta quinta-feira.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rony Alves diz que pedido de eleição para prefeito não tem fundamento

O presidente da Câmara Rony Alves (PTB) esteve reunido com o procurador jurídico do Legislativo Miguel Ângelo Aranega Garcia para uma avaliação premiliminar do pedido de eleição indireta para prefeito na cidade.
De acordo com Alves, a visão incial da procuradoria é de que a solicitação de Maurício Carneiro não se sustenta, já que a Câmara respeitou o rigor jurídico em todos os seus atos.
Segundo o presidente do Legislativo, não existe embasamento para acatar o requerimento que na sua avaliação é um equívoco.
Rony Alves informou que o requerimento será despachado na sessão de quinta-feira, porém vai solicitar agilidade na manifestação da assessoria jurídica.

Promotor de Londrina é empossado como procurador de Justiça

Francisco Soares Dias Filho foi empossado nesta quarta-feira (dia 28/11) como procurador de Justiça, durante solenidade realizada às 11h, no gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia. Durante a cerimônia em que participaram diversos integrantes da Instituição, familiares e amigos, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, deu as boas-vindas ao novo integrante do Colégio de Procuradores, relembrando a carreira de Dias Filho, e de sua destacada atuação no Norte do Estado.


Em nome da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), discursou o promotor de Justiça Marcelo Balzer Correia, destacando a vocação dos integrantes da Instituição na defesa da causa pública.


Francisco renovou o compromisso assumido com a Instituição quando foi empossado como promotor substituto, há quase três décadas. Destacou ainda o acerto de sua decisão ao abraçar a carreira do Ministério Público do Paraná: “assumir o MP foi a melhor coisa que eu fiz na vida e a atuação na Instituição ainda me abriu as portas para o magistério”, atividade que o novo procurador também desenvolve na Fempar e na Unopar.


Membro do MP-PR desde 1986, Dias Filho atuou, nos últimos 16 anos, na Comarca de Londrina, e há 12 anos na Vara de Execuções Penais. No início da carreira, antes de ser promovido para Londrina, passou pelas comarcas de Laranjeiras do Sul, Paraíso do Norte, Paranavaí e Apucarana. É Mestre em Direito e Relações Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professor da Fempar desde 1991 e da Unopar desde o ano 2000.

Secretariado Kireeff

O prefeito eleito Alexandre Kireeff (PSD) anunciou que pretende divulgar os nomes que vão formar seu secretariado na segunda quinzena de dezembro.
Kireeff demonstrou que não pretende divulgar os nomes a granel.

Será, Londrina!?

José Roque
Barbosa Neto
José Ribeiro
Gerson Araújo

Londrina pode ter 5° prefeito em quatro anos



O advogado Maurício de Oliveira Carneiro protocolou na Câmara um pedido de providências para o cumprimento dos incisos I e II do § 7°, artigo 44 da Lei Orgânica do Município de Londrina, o qual determina que o Legislativo deve realizar eleição indireta para o cargo de prefeito no prazo de 30 dias depois de vago.

Na avaliação do advogado, esse prazo venceu no dia 30/10/1012.

O requerimento foi encaminhado para a procuradoria jurídica da Câmara.

Eleição para presidente da Câmara tem 8 pré-candidatos


A correria nos bastidores do Legislativo londrinense em busca de votos para o cargo de presidente já começou.

A eleição que vai acontecer no dia 1º de janeiro apresenta oito pré-candidatos; são eles: Gerson Araújo (PSDB), Lenir de Assis (PT), Elza Correia (PMDB), Roberto Fú (PDT), Rony Alves (PTB), Sandra Graça (PP), José Roque Neto (PR) e Péricles Deliberador (PMN).

Na conversar com os vereadores da próxima legislatura, foi possível constatar que Rony Alves (PTB) é quem mais correu atrás de voto até agora, mas o nome de Gerson Araújo (PSDB) também mostra força, porém Araújo corre risco de perder o mandato na Justiça Eleitoral por não ter se afastado do cargo de prefeito durante a campanha.
 
Rony Alves deve contar com o apoio do deputado federal Alex Canziani nas articulações, já Gerson Araújo tem ao seu lado a vantagem de ter honrados os compromissos assumidos na sua eleição.
É importante destacar que tudo pode mudar da noite para o dia (Sandra Graça que o diga).
Terminada a solenidade de posse, o candidato pode pegar tudo que foi acertado e colocar no lixo, pois as negociações vão começar do zero novamente.
 Eleição para a presidência da Câmara se ganha no dia!
 

CPI do IBOPE

A CPI criada para investigar as pesquisas eleitorais no Paraná já definiu seu
plano de trabalho. Os primeiros convocados são o diretor do Ibope para região
Sul, Francisco Krassuski, e a estatística do instituto, Márcia Cavallari Nunes.
O presidente da CPI, Reni Pereira (PSB), espera tomar os depoimentos de
Krassuski e Márcia Nunes no próximo dia 11 de dezembro.


O deputado lembra que, faltando 12 horas para iniciar a votação, o Ibope divulgou
pesquisa com sete pontos de vantagem para seu adversário em Foz do Iguaçu.
Apuradas as urnas, a vitória Reni Pereira foi por nove pontos de diferença. O
Ibope errou em 16 pontos.

Em Curitiba, as sondagens eleitorais mostravam o prefeito Luciano Ducci (PSB),
candidato a reeleição, com 29% das intenções dos votos válidos e Gustavo Fruet
(PDT), com 24%. Na apuração, Fruet recebeu 27,2% dos votos tirando Ducci do
segundo turno.


 
 

Kireeff e o pequeno empreendedor

O prefeito eleito Alexandre Kireeff (PSD) continua com o hábito de postar diariamente nas redes sociais informações sobre suas ações, confira o que ele escreveu hoje, no facebook:

Ontem conversei longamente com o Heverson Feliciano, Gerente Regional do sebrae, e com o Marcus von Borstel sobre a Lei geral das Micro e Pequenas Empresas. O relator dessa Lei foi o Hauly e é extremamente importante. Pretendemos avançar no atendimento ao pequeno empreendedor e a "Sala do Empreendedor", que já existe na Prefeitura, terá um papel muito importante. Outro assunto: o ISS Tecnológico. Interessante ferramenta se estímulo ao investimento em tecnologia que pode e deve ser fomentada pelo município.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Reset

E o pelotão de choque encontrou vários aparelhos eletrônicos durante uma inspeção na cadeia de Ibiporã.
A PM achou no interior da cadeia 14 celulares, 10 chips de várias operadores, DVDs e dois vídeogames Xbox. Além disso, foram apreendidos ainda uma balança de precisão, 200 gramas de maconha, 10 de cocaína e R$ 84 reais.
Só faltou uma TV 50 polegadas - LED com 3D!

Vereador Smurf

O edil Rodrigo Gouvêa (PTC) declarou no plenário da Câmara que é o vereador "azul" de Londrina.
A afirmação foi referente ao "Dia Azul", lembrado na data de 27 de novembro - como Dia de Combate ao Câncer de Próstata.
Gouvêa é autor do projeto que institui o Dia Azul no município.
Deixando as bricandeiras de lado, é importante que o homem com mais 40 anos de idade procure um médico para a avaliação da necessidade do exame. O Câncer de Próstata tem como sintomas,a presença de sangue na urina, necessidade frequente de urinar - principalmente a noite, jato urinário fraco e dor ou queimação ao urinar.

 
 
 

Guardas municipais indicam nomes para Secretaria de Defesa Social

A Associação dos Guardas Municipais de Londrina realizou uma assembléia para discutir a apresentação do nomes para a Secretaria de Defesa Social.
Os guardas votaram quatro nomes que já foram levados ao prefeito eleito Alexandre Kireeff (PSD).
O presidente da associação Fernando Ferreira das Neves informou que escreveu uma carta e anexou a documentação que foi entregue a assessoria do próximo prefeito.
Os nomes indicados são:

1) Benjamin Zanlourenci - primeiro secretário de defesa de Londrina e fundador da Guarda Municipal.
2) Tenente Antonio Carlos Reis - ex-comandante do Tiro de Guerra de Londrina.
3) Tenente-coronel Jorge Luiz - ex-comandante do Corpo de Bombeiros.
4) Valdir Rossi - ex-policial civil

Será que Kireeff vai demonstrar interesse nos nomes indicados?

Recursos do BID


A liberação de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a realização de obras em Londrina depende da atualização da Lei Municipal que autorizou a operação de crédito.

Os vereadores vão analisar em primeiro turno, a matéria especificando que o dinheiro será utilizado no “Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável” – apontamento que não aparece na lei atual.

De acordo com a autorização, o empréstimo da prefeitura junto ao BID será de U$ 21,450 milhões, sendo que a contrapartida do município será do mesmo valor.

A diretora financeira do IPPUL Rosângela Portela Teruel informou que os recursos serão utilizados em 4 áreas da cidade; são elas: recuperação de fundos de vale, melhoria da mobilidade urbana, revitalização da área central e gestão municipal.

Gerson Araújo analisa contratação de funcionários para UPA


O prefeito Gerson Araújo (PSDB) esteve reunido com a presidente da comissão de seguridade da Câmara Lenir de Assis (PT) para discutir o futuro da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Oeste.

No encontro, o prefeito foi cobrado para acelerar a publicação do edital de licitação para os equipamentos da UPA. Além disso, a comissão de seguridade também pediu a imediata contratação dos servidores da unidade.

Durante a reunião, Gerson Araújo informou que vai estudar o pedido da convocação dos aprovados no concurso.

Curitiba também pode ter feriado da Consciência Negra

A Câmara de Curitiba aprovou o Projeto de Lei que transforma em feriado municipal o dia 20 de novembro. A data servirá para as comemorações do Dia da Consciência Negra.
A matéria segue agora para a sanção ou veto do prefeito. Em Londrina, o feriado já existe há três anos.

Alunos da zona rural estão sem transporte

A empresa Kalunga suspendeu hoje, o transporte dos alunos da zona rural. A transportadora cobra cerca de R$ 2,5 milhões relativos a um aditivo contratual para aumentar o valor do serviço, orçado em R$4,28 o quilômetro rodado.
O relatório da Controladoria Geral do Município recomenda que o município não reajuste os preços, por ter encontrado indícios de superfaturamento.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Fuleco?!

Esporte não é minha área atualmente, mas comecei na latinha como narrador esportivo e por isso vou dar uma corneteada no mascote da copa!
Primeiro: A nossa fauna é tão rica que não tinha um bichinho mais interessante que o tatu para representar a terra do futebol?!
Segundo: "Fuleco" que nome mais sem pé e nem cabeça é esse? Deve ser abreviatura de Ferrou Levaram a Copa! (isso pra não colocar outra palavra que começa com F...). A FIFA informou que o nome significa a união das palavras Futebol e Ecologia.

Agente de Trânsito X Guarda de Trânsito


Um grupo formado por 20 guardas municipais iniciou hoje, o curso sobre a aplicação das leis de trânsito.

A Procuradoria Jurídica do Município deu “sinal verde” para a assinatura de um convênio entre a CMTU e a Secretaria de Defesa Social para a utilização de guardas municipais na fiscalização de trânsito na cidade.

De acordo com a avaliação jurídica, os guardas não estão em desvio de função.

A medida será importante para amenizar o déficit atual de 150 agentes de trânsito na CMTU.


Os guardas Municipais estarão credenciados para o serviço de fiscalização de trânsito dentro de 15 dias.

Primeiro de Maio sem água

A Sanepar comunica que, nesta terça-feira (27), irá suspender o abastecimento de água em Primeiro de Maio para fazer a substituição da bomba do poço, melhorando sua capacidade. O serviço será executado das 7h às 11h, com previsão de normalização por volta das 17h.