reporter Rádio Paiquerê AM

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Procurador do Paraná é indicado ao cargo de Ministro STJ



O procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná Sérgio Luiz Kukinam foi indicado pela presidenta da República Dilma Rousseff para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça. A indicação para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Hamilton Carvalhido foi publicada nesta sexta-feira, 9 de novembro, no Diário Oficial da União. A sabatina ainda não tem data definida.

O procurador de Justiça paranaense concorria à vaga do quinto constitucional, reservada a membros do Ministério Público, em lista tríplice composta ainda por Sammy Barbosa Lopes (MP-AC) e José Eduardo Sabo Paes (MP-DFT). Os três nomes foram escolhidos pelos ministros do STJ entre uma lista de 51 candidatos.

Sérgio Luiz Kukina tem 53 anos. Casado com Sandy Margotto, é filho da catarinense Iza Kukina e do imigrante croata Alojz Kukina. O pai, que veio para o Brasil em 1951 e casou-se na capital paranaense, faleceu neste ano. Formado pela Universidade Católica do Paraná, na turma de 1982, o procurador de Justiça é mestre em Direito pela PUC-PR, e professor de Processo Civil na Fundação Escola do Ministério Público, e de Direito da Criança e do Adolescente, na Escola da Magistratura do Paraná e no curso preparatório Professor Luiz Carlos. 

Ingressou no Ministério Público do Paraná em 1984, tendo atuado como promotor em Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Faxinal, Pitanga, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Curitiba, para onde foi promovido em 1991. Trabalhou por breve período no Centro de Apoio das Promotorias da Criança e do Adolescente, na Segunda Procuradoria de Justiça Cível, que trata de direito público, e, então, na Coordenadoria de Recursos Cíveis, onde atua há 20 anos, com recursos direcionados aos Tribunais Superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário