reporter Rádio Paiquerê AM

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Postos de saúde vão realizar exames preventivos de câncer em mulheres

O núcleo de comunicação da prefeitura está informando que a Secretaria de Saúde programou no mês de outubro um horário excepcional para a realização dos exames preventivos de câncer em mulheres. Nos próximos dois sábados, as Unidades Básicas de Saúde farão o exame clínico das mamas e também do preventivo de câncer de colo do útero. No dia 20 as UBS das regiões centro, norte e leste funcionam das 8h às 14h, e no dia 27 é a vez das UBS das regiões oeste, sul e rural prestarem o atendimento, no mesmo horário.

A iniciativa faz parte da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama, realizada no mês do Outubro Rosa, movimento de prevenção ao câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres. O objetivo do Outubro Rosa é promover a detecção precoce do câncer a fim de aumentar, consideravelmente, a chance de cura com o tratamento na fase inicial da doença.

Os exames já são oferecidos rotineiramente nas UBS. A faixa etária de maior risco para o câncer de colo de útero são as mulheres de 25 a 64 anos e mulheres com idade entre 50 a 69 anos para o câncer de mama, mas mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia, de forma preventiva. As mulheres interessadas devem entrar em contato com a sua Unidade de Saúde para fazer o agendamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário